top of page

Como se faz a História Natural?

  • Késsia Borges e Jamilly
  • 24 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

Como visto no primeiro podcast, se você não viu ainda, corre lá e confira, a história natural é iniciada com perguntas que todos nós temos ou já tivemos, por exemplo: como o que é o trovão? De onde vem o relâmpago? Como e porque chove? Como surgiu a diversidade de espécies animais e botânicas? Como surgem as doenças? Entre outras, por essas perguntas o ser humano foi atrás das respostas, mas elas também podem surgir da observação natureza, como um achado fóssil e não sabemos o que é, então o ser humano foi atrás de respostas e encontrou.


No início a história natural era diferente de hoje em dia, os naturalistas, como eram chamados os pesquisadores da antiguidade, observavam a natureza e a descrevia como viam, assim criando até vários monstros e histórias e mitos populares, podemos ver isso nos bestiários, famosos na Idade Médias, os quais distorciam os animais reais e criavam seres imaginários. Por essas expedições serem muito restritas, os cidadãos da época não tinham acesso ao conhecimento e a viagens e assim, não havia como provar se era verdade ou não o que contavam, assim muitos navios que faziam troca de mercadoria, exploravam novas terras para a colonização.



Mais para frente na enciclopédia de Caio Plínio, chamada “História Natural”, traz o tema com uma outra visão, ele quis passar todos os conhecimentos, desde a natureza, até tudo feito pelo homem porém com mais rigor científico e compromisso com a realidade.


Antigamente os naturalistas eram, em sua grande maioria, pessoas da nobreza, como Darwin, que que quando criou a teoria da evolução em uma viagem, a bordo do HSM Beagle, uma viagem de navio que durou 5 anos ao redor da Terra, que partiu da Inglaterra, teve mais de 20 paradas e terminou na Bahia, de onde retornou para a Inglaterra, e lá Darwin escreveu um livro chamado “A Viagem do Beagle”.


Os príncipes naturalistas, como o príncipe Maximilian e a princesa Teresa da Baviera, essas eram as pessoas nobres que viajavam e escreviam o que observavam. Poucas pessoas com condições financeiras baixas conseguiam virar naturalistas ou foram reconhecidas, como foi o caso de Wallace, que também fez grandes contribuições para a Teoria da Evolução, e depois, o monge Mendel, que estudava genética e seus trabalhos, ajudaram a preencher muitas lacunas nas teorias de Darwin e Wallace, ele teve muita dificuldade para fazer a pesquisa, pelas suas condições financeiras e até morreu sem ser reconhecido por conta de sua camada social.
















As mulheres também foram de grande importância na história natural, o que não era reconhecido e só fomos descobrir grandes mulheres naturalistas por agora, como visto no nosso segundo podcast, muitas naturalistas corajosas que foram contra a sociedade na época e estudaram a história natural, muitas registrando em diários suas viagens, que só foram descobertos a pouco tempo como a própria princesa Teresa da Baviera que citamos.



Hoje em dia, a história natural é feita retomando o que as pessoas pesquisavam antigamente, resgatando documentos e iniciando novas pesquisas para talvez acharmos e acrescentarmos as obras e ao nosso conhecimento, não descartamos como a história natural era feita antigamente, mas tomamos elas como base para os estudos de hoje em dia.




Commenti


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 por Sociedade Lunar

bottom of page