top of page

Príncipe Maximilian e sua visita ao Brasil

  • Jeanny e Rafael
  • 19 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

Opa aqui é o Rafael e a Jeanny e hoje falaremos sobre o príncipe e naturalista Maximilian. Vocês devem estar se perguntando porque falar dele. Bom, Maximilian foi um homem que tinha uma mente típica de criança, com um jeito curioso relacionado a diversas coisas da natureza e gostava de observar como se comportavam os variados povos.


Nascido em 23 de setembro de 1782 no castelo de Neuwied na Alemanha, pertencia à nobreza alemã. Maximilian não foi só um grande naturalista zoólogo e etnólogo e sim também um militar. Após a conquista de um cargo de nível elevado no exército, atingindo o posto de Major-coronel, seguidamente com a conquista de ter ganhado a Cruz de Ferro, devido ao seu empenho no campo de batalha, seguiu para América. Com a vinda a América sua equipe era constituída por nobres caçadores, taxidermistas naturalistas e outros.

Ele chegou ao Brasil em 15 de julho de 1815, desembarcando na cidade do Rio de Janeiro teve contatos com os índios Botocudos divididos no Rio doce e Rio grande. O príncipe continuou explorando a mata costeira do norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia.

Chegando a Belmonte (BA), subiu o rio Jequitinhonha para depois voltar à costa. Estava interessado no estudo dos índios que lá viviam. Ao chegar em Ilhéus (BA), tratou de explorar o interior, mas em 21 de dezembro foi para os Campos Gerais, nos limites com Minas Gerais, voltando-se em seguida para o sertão baiano. Passou por Poções e Vitória da Conquista, mas ao chegar em Lage, na margem direita do rio Jiquiriçá, foi detido pela força policial ali estacionada. Levado preso para Salvador, explicando suas razões, recebeu seus documentos e desculpas, logo tratando de deixar o país.

Regressou à Europa em 10 de maio de 1817, quando saiu da velha capital colonial. Em uma das análises de Maximilian descreveu que a costa atlântica brasileira sendo despovoada virgem, sem nefastas influências europeias, apesar desta principal área ocupada do território português na América.


Bom, neste texto falamos um pouco sobre a história do príncipe Maximilian e sua visita ao Brasil, no próximo iremos trazer um pouco mais sobre os trabalhos proveniente da sua vinda ao Brasil.


Referências:

https://ihgb.org.br/revista-eletronica/artigos-459/item/108220-os-naturalistas-no-instituto-historico-e-geografico-brasileiro-v-maximilian-alexander-phillip-von-wied-neuwied-1782-1867.html

http://www.informeambientalbr.com.br/2015/10/o-bicentenario-da-expedicao-cientifica.html


Comments


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 por Sociedade Lunar

bottom of page