top of page

A história de um superpredador nos céus

  • Foto do escritor: Sociedade Lunar
    Sociedade Lunar
  • 24 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

Ei, aqui é o Rafael e hoje falarei sobre as águias: predadores que são temidos por muitas espécies e são conhecidos pela sua ótima visão que pode enxergar sua presa a milhares de quilômetros. Também vou tentar mostrar como surgiu esse grupo e a predominância do seu forte ancestral.

O ancestral comum que deu origem a águia e outros diversos tipos de aves foi uma ilustre espécie de dinossauro que é nomeada de Archaeopteryx, que viveu aproximadamente entre 150 a 158 milhões de anos atrás durante o período Jurássico,na Laurásia atualmente corresponde ao território da Europa. O Archeopteryx era um dinossauro em que possuía dentes no bico e na cauda encontrava-se ossos como os pequenos dinossauros bípedes que se locomovem com dois pés.Tinha penas na cauda e nos membros superiores que continham três dedos, possibilitando que ele se locomove-se tanto no ambiente terrestre quanto no aéreo com certa facilidade. Porém não é uma certeza se essa espécie levantava vôo, uma evidência é que essa espécie podia ‘’voar’ (ou planar)’de galhos em galhos.

Archaeopteryx

Ancestral comum de um grupo de aves, Accipitridae é uma família, a qual inclui as águias e é constituída por espécies rapinas como gavião e abutres, com aproximadamente 231 espécies categorizadas em 65 gêneros. Esse grupo tem uma enorme distribuição mundial e variação no meio ambiente. Os accipitrídeos se alimentam de carne, são predadores ativos ou se alimentam de presas mortas, este modo de se alimentar é denominado de necrofagia. Este estilo de alimentação carnívora, reflete-se na estrutura do bico, encurvado e aguçado. A espessura e a plumagem destas aves é muito variável e depende do clima e habitat em que ocupam,alguns desses habitat são florestas tropicais,savanas,desertos e etc.

Um ancestral da águia no qual os povos Maoris, nativos da Nova Zelândia, temiam era a grande águia Haast, essa espécie vivia cerca de 600 anos atrás no sul da Nova Zelândia, seu peso chegava por volta dos 10kg, com uma envergadura próximo aos 3 metros e média 1,40 de altura, da cabeça até a cauda. Devido ao seu tamanho e ao seu voo que chegava aos 80km/h a águia Haast conseguia abater presas enormes como a moa e o pato finsch. A moa era uma enorme ave que as águias de Haast conseguiam abater, pesava cerca de 230 kg e não possuía ossos em suas asas,com isso não podiam voar. Se alimentavam de folhas e eram formados por pequenos grupos familiares e não possuía predador natural. A segunda presa da águia Haast era o pato finsch, que ocupavam por toda a Nova Zelândia, foi o único pato que não conseguia voar.

Águia Haast

Há evidências que com a chegada dos povos Maoris na Nova Zelândia, as águias Haast passaram a ser caçadas, mas era o contrário: eles tinham um respeito grande a esse animal e pintavam a águia Haast em cavernas mostrando sua admiração a esse grande animal. Ainda assim, em algumas histórias dos Maoris esse animal tinha também como presa os seres humanos. Podemos afirmar que essa história é verdadeira, pois cientistas estavam estudando 600 ossos de macacos modernos que foram encontrados ossos debaixo de ninhos de águias,principalmente das águias Haast. Em análise aos crânios de macacos encontrados com furos e arranhões, fizeram pesquisadores repensar se apenas os felinos fizeram parte da taxa de mortalidade dos ancestrais humanos, devido ao crânio encontrado de uma criança de pouco mais três anos de aproximadamente 12kg, semelhante ao de um macaco em uma caverna na África do sul. Esse crânio de uma criança pertencia à espécie Australopithecus africanus.

Em análise a esse relato acredita-se que a águia desse porte não aguentaria levar uma criança com esse peso, mas provavelmente pegavam por pedaços. Podemos concluir que o Archaeopteryx era uma espécie de dinossauro que possuía penas e é ancestral de todos os tipos de aves de rapina existentes nos dias atuais. As águias sempre foram caçadoras excepcionais tanto atualmente, quanto no passado, porém não tiveram a mesma facilidade da águia de Haast, que conseguia caçar animais enormes.

Bibliografia:

http://itsnature.org/rip/dinosaurs/archaeopteryx/

http://dinopedia.wikia.com/wiki/Archaeopteryx

http://fiuextinto.blogspot.com/2012/05/aves.html

https://www.megacurioso.com.br/animais/45601-9-passaros-enormes-que-foram-extintos.htm

Autor: Rafae Victor


Comments


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 por Sociedade Lunar

bottom of page