O Vegetarianismo
- Emyllaine Vieira
- 30 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Hoje iremos tratar um pouco sobre o vegetarianismo. Vamos falar um pouco sobre o que é, os tipos existentes e alguns motivos que levam as pessoas a aderirem esse tipo de alimentação.
O que é o vegetarianismo? Bom, podemos dizer que é um estilo de alimentação de base vegetal que exclui carne e peixe, podendo ou não incluir derivados de origem animal. Existe 4 sub-divisões para o vegetarianismo, sendo elas:
ovolactovegetarianismo: consiste em uma alimentação que utiliza ovos, leite e laticínios.
lactovegetarianismo: consiste em uma alimentação que utiliza leite e laticínios.
ovovegetarianismo: consiste em uma alimentação que utiliza apenas ovos.
vegano ou vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação e nem em suas vestimentas e algumas pessoas nem visitam zoológicos.
Alguns motivos que levam as pessoas para essa nova dieta, podem ser várias, mas citaremos apenas algumas. Por exemplo:
Ética: Os animais são sencientes. A maioria dos mais de 10 mil animais terrestres abatidos por minuto são frangos, porcos e bois. Esses animais têm uma complexa capacidade cognitiva e sentem dor, sofrimento e alegria. A escolha do vegetarianismo é uma forma de não compactuar com a exploração, confinamento e abate destes animais.
Saúde: O consumo de carne, de acordo com inúmeros estudos científicos, está diretamente associado ao risco de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer. A utilização de produtos de origem vegetal estão associados a efeitos positivos da saúde
Bom… é claro que se não houver uma complementação na alimentação ou trocar as carnes por alimentos super processados, açucarados demais ou cheios de gordura a sua saúde não lhe tornará mais saudável. Uma pesquisa feita mostrou que veganos e vegetarianos sem muitos critérios alimentares desenvolveram mais doenças do coração e aumentam seu risco de morte.
Outro grande fator que levam as pessoas ao vegetarianismo é o meio ambiente. No setor pecuário, estima-se que cerca de 14,5% das emissões de gases do efeito estufa são oriundas dessas atividades e também a maior parte do desmatamento da Amazônia tem sua origem na produção de carnes, laticínios e ovos. Caso você queira saber mais sobre os efeitos da atividade pecuária no meio ambiente assistam a primeira indicação feita no site sociedade lunar. Obrigada pela atenção lunáticos e até mais.
Comments