As 7 mulheres naturalistas que talvez você não conheça
- Sociedade Lunar
- 30 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
1° Maria Sibylla

Maria Sibylla Merian nasceu em 2 de abril de 1647 em Frankfurt, na Alemanha. Merian era apaixonada por insetos e fez diversos desenhos demonstrando isso. No seu desenho ela tinha capacidade de ilustrar todo tipo de características anatômicas dos insetos. Ela fez várias observações só que uma delas foi diferenciar mariposas e borboletas através dos seus hábitos de vida noturno e diurno. Publicou 3 livros: em 1675 O livro das Flores, O livro das lagartas em 1677 e o livro do Suriname em 1680. Sibylla morreu em 13 de janeiro de 1717 após pegar malária e sofrer um acidente vascular cerebral.
2°Margaret Mee

Margaret Mee nasceu em Chesham, uma cidade pequena próxima a Londres no dia 22 de maio de 1909. Tornou-se uma artista de botânica pelo Instituto de Botânica de São Paulo em 1958, explorando a floresta tropical e mais especificamente o estado do Amazonas, a partir de 1964, pintando as plantas que viu e colecionando algumas para posterior ilustração. Criou quatrocentas pranchas de ilustrações em guache, quarenta sketchbooks e quinze diários. Em sua honra foi fundada a "Margaret Mee Amazon Trust", organização para educação e para a pesquisa e conservação da flora amazonense. Mee morreu na Inglaterra em 30 de novembro de 1988 em um acidente automobilístico.
3°Marianne North

Marianne North nasceu em Hastings, uma cidade litorânea próxima a Londres, no dia 24 de outubro de 1830. Marianne North era uma mulher vitoriana não casada de meios confortáveis. Após a morte de seu pai (em 1871), partiu em uma série de viagens para fazer um registro pictórico das plantas tropicais e exóticas do mundo. Marienne faleceu em Alderley, Gloucestershire, em 30 de agosto de 1890 e foi sepultada na igreja local.
4°Jeanne Baret

Jeanne nasceu no dia 27 de julho de 1740 na vila de La Comelle, na região da Borgonha, interior da França. Ela foi a primeira mulher a circunavegar o globo. Entrou na expedição de
Louis Antoine de Bougainville nas fragatas francesas La Boudés e Etoá, disfarçada de homem com o codinome Jean, participou como assistente do naturalista Philibert Commerson, sendo também uma excelente botânica. Ela morreu no dia 5 de agosto de 1807 aos seus 67 anos, em Saint-Aulaye, França.
5°Maria Graham

Maria nasceu no dia 20 de fevereiro de 1785 na Inglaterra. Foi uma escritora britânica de literatura de informação e infantil, além de notável pintora, desenhista e ilustradora. Esteve no Brasil em três vezes. O primeiro lugar que visitou no Brasil foi Pernambuco,mais tarde o Rio de Janeiro em 1821 e em 1823 voltou ao Brasil. Logo após se tornar Lady, sua saúde começou a se deteriorar e, em 1842 veio a falecer, quando estava com 57 anos.
6°Rose de Freycinet

Rose nasceu no dia 29 de setembro de 1794 na França. Embora não fosse a primeira mulher a dar a volta ao mundo, foi a primeira a registrar suas experiências, em um diário. Rose cuidou do marido, Louis Claude de Saulces de Freycinet, de 35 anos, membro da aristocracia francesa, até que recuperasse a saúde, embora ela sofresse de uma doença no estômago. Porém, ela própria morreu em 7 de maio de 1832.
7° Mary Kingsley

Mary nasceu no dia 13 de outubro de 1862 em Londres. Escritora científica e exploradora inglesa cujas viagens através da África Ocidental, assim como seu trabalho resultante, ajudaram a configurar a percepção da Europa sobre as culturas africanas e o imperialismo britânico. Durante a Segunda Guerra dos Bôeres, Mary viajou até a Cidade do Cabo e se voluntariou como enfermeira. Ela ficou alocada no Hospital de Simon's Town, onde tratou de prisioneiros de guerra. Depois de servir por dois meses, ela acabou desenvolvendo sintomas de febre tifóide e faleceu em 3 de junho de 1900. De acordo com seu desejo, ela foi sepultada no mar. Conta-se que seu caixão se recusou a afundar, tendo que ser novamente lançado ao mar com uma âncora.
Comments