top of page

Texto do Podcast #01 - História Natural

  • Jeanny e Késsia
  • 23 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

Esse é o texto do podcast #01 - História Natural e foi apresentado por Jeanny e Késsia.

[JEANNY] - E aí, somos os lunáticos do site Sociedade Lunar e estamos aqui com o nosso primeiro podcast. Meu nome é Jeanny e o tema de hoje é… História Natural.

É com você Kessia.

[KESSIA] - A história natural se originou na Antiguidade, porém em algumas épocas ela esteve em baixa. Para os gregos a ciência começou com curiosidades normais, como e porque chove? O que é o trovão? De onde vem o relâmpago? E assim por diante. Isso levou os filósofos da época a pensarem e buscarem uma solução para as suas dúvidas. Eles explicavam alguns acontecimentos naturais a partir da observação, mas para aquilo que não conseguiam entender, eles apelavam para suas crenças e divindades.

A influência dos gregos no império romano permitiu que a "Filosofia da natureza" florescesse nessa época. Os primeiros naturalistas viajaram pelo Velho Mundo e escreveram enciclopédias sobre animais, minerais, plantas e outros objetos naturais. Após a Antiguidade clássica e o fim do mundo greco-romano, na idade média ou idade das trevas a religiosidade virou o centro de tudo. Assim condenando a história natural a ser algo errado. Por isso houve uma pausa nos estudos naquela época, e nessa época eles criaram o bestiário. Que é um tipo de literatura que descreve o mundo animal, as bestas, muito comum na baixa idade média. Eram livros escritos por monges católicos que reuniam informações sobre animais reais e fantásticos, tal como, o habitat em que vivem, o tipo de relação que tinham com a natureza e a sua dieta alimentar.

As representações dos animais existentes eram distorcidas da realidade, pois eles não observavam os ambientes das criaturas que eram descritas.

Com o renascimento tudo mudou. A história natural começou a ser aceita pela sociedade. Como o homem agora está no centro e a igreja católica parando de ser tão influente, a história natural voltou a ser estudada e ramificou-se nas várias ciências que conhecemos hoje.

O termo ciência aparecerá só mais tarde, depois de Galileu, Descartes e Newton , para o desenvolvimento de uma investigação experimental independente, governada por um método. Ao longo destas épocas, foram escritos vários livros.

Tendo como os principais: A Matéria médica, que é uma enciclopédia e farmacopeia sobre ervas e os medicamentos que podem ser feitos com as mesmas.A obra tem cinco volumes, ao todo refere-se cerca de 600 plantas, alguns animais e substâncias minerais. Foram cerca de 1000 medicamentos produzidos a partir deles. A obra foi escrita entre 50 a 70 depois de Cristo. Por Pedanius Dioscorides, um médico romano de origem grega.

A próxima da lista é a História natural que também é uma enciclopédia escrita pelo naturalista romano Plínio. Ela foi publicada entre os anos 77 e 79 depois de Cristo. A obra contém trinta e sete volumes. A "História Natural" tornou-se um modelo para as enciclopédias e obras acadêmicas que vieram depois. Como resultado de seu amplos assuntos, suas referências aos autores originais e seu índice. A obra Historia naturalis Brasiliae escrito originalmente em latim, é o primeiro livro médico que trata do Brasil. Publicado em 1648, escrito pelo holandês Guilherme Piso. A obra só tem um volume,o original mede 40 centímetros de altura. E a última obra que irei falar é a Histoire naturelle. Escrita em 1749 à 1804 é uma coleção de 36 grandes volumes.Escrito pelo conde de Buffon, foi incluído mais oito volumes depois da sua morte. Os livros abordam a área do conhecimento que na época era conhecida como "ciências da natureza".

Bom…Por hoje é só. Quer saber mais sobre o assunto? acesse nosso canal no youtube, visite nosso site sociedade lunar, curta nossa página no facebook, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos, até a próxima.

Comentários


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 por Sociedade Lunar

bottom of page