Mulheres e seu papel na ciência
- Kézia Dutra
- 9 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

MULHER. Ao mencionar esta palavra muitas coisas são lembradas, mas sempre algo muito negativo: feminicídio, desigualdade e machismo. É difícil lembrar-se de coisas boas quando falamos sobre as mulheres, mesmo desempenhando desde sempre vários papéis muito importantes, tão quanto os homens.
Quando falamos de ciência, por exemplo, lembramos de grandes figuras, tais como: Charles Darwin, Wallace, Einstein, Newton, Pitágoras, etc., provavelmente você estudou sobre eles, ou ao menos escutou o nome de algum destes homens. Mas, quando é falado sobre Jeanne Barret e Maria Sibylla, por exemplo, dificilmente virá algo na sua cabeça, mesmo elas sendo muito importantes na ciência, principalmente no estudo da História Natural.
A maioria dos países do mundo já passou por algum tipo de conflito, guerra ou administração política onde a mulher era excluída da sociedade, era destinada somente a cuidar da casa, dos filhos, do marido. Devido a isto, muitos espaços eram limitados somente a homens, como por exemplo: expedições para a descoberta de novos lugares, direito ao voto, acesso a ensino, vagas de emprego, etc. Mas mesmo com todas as dificuldades supracitadas, houve uma resistência deste grupo, onde as mulheres muitas vezes se vestiam e fingiam ser homens para conseguir desenvolver o seu potencial e ter um pouco mais dos privilégio que os homens possuíam. Como consequência de tudo que ocorreu durante séculos, agora nós - mulheres - usufruímos de algo que foi conquistado com muita luta, durante muito tempo.
A principal ênfase deste texto é conscientizar o quão difícil foi a trajetória da mulher, principalmente na ciência; de que forma elas colaboraram para o desenvolvimento atual? De onde elas vieram? Para onde elas foram? Se estas perguntas te deixam curioso, acesse o nosso podcast número 2 (dois), onde falamos sobre um pouquinho de algumas destas tão importantes mulheres que de alguma forma revolucionaram a ciência.
Comments